Clube dos Pequenos Leitores

Este blogue é editado pelos alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada, sob orientação dos seus professores e das professoras-bibliotecárias.



terça-feira, 4 de março de 2014


“Carnaval no Mundo”

   O Carnaval é uma festividade originária da Grécia , entre os anos 600 a 520 a.C. Essa festividade foi criada pelos gregos, mais tarde foi adotada pela Igreja Católica.
   Na Roma Antiga, o Carnaval era celebrado por enormes festas, onde se comia, bebia, festejava e faziam-se buscas incessantes dos prazeres. Nesta altura, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que lhes apetecesse e muitos deles aproveitavam para fugir para um sítio onde não os encontrassem. Muitos trocavam presentes, as fitas de lã que estavam atadas aos pés do Deus Saturno eram retiradas, como se o convidassem a participar naquela folia.
   A principal cidade que exportou esta festa para o mundo foi a cidade de Paris. Cidades como Nice (França),Nova Orleães (EUA), Toronto (Canadá) e Rio de Janeiro (Brasil) começaram com o Carnaval parisiense e depois inventaram, cada um, as suas  novas festas carnavalescas.
   Um dos carnavais mais famosos do mundo é o do Rio de Janeiro que, atualmente, se encontra no Guinness Book (o “Livro dos Recordes”) que conta que tem um número estimado de 2 milhões de pessoas, por cada dia, nos blocos das várias ruas da cidade. Criou e exportou o seu estilo criando escolas de samba e desfiles e aplicou isso em várias partes do mundo, entre eles São Paulo (Brasil), Tóquio (Japão) e Helsínquia (Finlândia).
   No período histórico do Renascimento, as festas que decorriam nos dias carnavalescos incorporavam bailes de máscaras e desfiles com carros alegóricos.
 Os bailes de máscaras mais famosos do mundo são os de Veneza (Itália), devido à sua cor e criatividade. Cada máscara é ao critério de cada Veneziano que, por sua vez, a decora com brilhantes, cor, tinta e ainda folhos e véus.

   A festa carnavalesca criou-se a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa da Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a chamada Quaresma.
Esse período acabou por incentivar a reunião de várias festas, nos dias antes da Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

  Em contraste com a Quaresma, esses dias são chamados de “gordos”, em particular a terça, conhecida como “ Terça-Feira Gorda”.

   Em relação à origem da palavra não existe acordo entre os cientistas. Existe quem diga que a palavra deriva de carne vale (adeus carne!), ou de carne levamen (supressão de carne), ambas expressões vindas do Latim.

 Mafalda Santos 4º B  E.B.1 nº 3 da Cova da Piedade 

1 comentário:

Clube de Leituras disse...

A pesquisa tem muita informação com interesse. Não te esqueças de indicar as fontes.